0

11 de maio, 2023

Saiba tudo sobre a Nutrição Esportiva e os seus segmentos

tudo-sobre-nutricao-esportiva

 A Nutrição Esportiva é uma área de especialização muito tradicional dentro da Nutrição.

Cada vez mais popular, com a procura por atendimento de atletas profissionais e amadores, a demanda do mercado para profissionais que atuam neste segmento está sempre em alta.

Por causa dessa grande procura, essa área de estudos também se divide em campos mais específicos, como a Nutrição Esportiva com ênfase em alimentação e suplementação, ou também Emagrecimento e Hipertrofia.

Para explicar um pouco mais sobre Nutrição Esportiva, sobre seus campos específicos de estudo, e também falar sobre o mercado profissional dessa área, fizemos esse post.

Veja o artigo completo abaixo!

Sumário

O que é Nutrição Esportiva

5 benefícios da Nutrição Esportiva

Importância da hidratação nos exercícios físicos

Nutrição Esportiva e Nutracêuticos

Atendimento dos profissionais da Nutrição Esportiva

Mercado da Nutrição Esportiva no Brasil

Especializações dentro da Nutrição Esportiva

Cursos Livres dentro da área

O que é Nutrição Esportiva?

tudo-sobre-nutricao-esportiva
imagem: pexels

A Nutrição Esportiva é a especialidade da Nutrição que integra em seu conteúdo os conhecimentos da Educação Física.

Assim, podemos dizer que a Nutrição Esportiva é a área que investiga a relação direta entre a alimentação e a prática esportiva dos pacientes, com o objetivo de melhorar seu desempenho, e preservar a sua saúde da melhor forma.

Como há grande influência dos nutrientes consumidos no desempenho atlético, adequar a alimentação é uma forma muito eficaz de atingir melhores resultados.

Ainda, as atividades físicas também provocam alterações fisiológicas e desgaste nutricional nos pacientes, gerando a necessidade de fazer uma compensação e correção por meio da alimentação.

Portanto, a Nutrição Esportiva é entendida como a principal especialidade da Nutrição voltada ao atendimento pessoas que praticam atividade física regularmente, e que pretendem se valer de sua alimentação para impactar de forma positiva o seu desempenho atlético.

É a Nutrição Esportiva a responsável por proporcionar ao corpo os nutrientes necessários para suprir o organismo, tanto em relação às necessidades para a prática do esporte quanto em relação aos nutrientes que o corpo precisa para equilibrar a saúde.

5 benefícios da Nutrição Esportiva

É importante ressaltar que a Nutrição Esportiva não se aplica apenas a atletas de alta performance.

Sua prática também abrange qualquer pessoa que prática atividades físicas com regularidade e deseja adequar sua alimentação.

A Nutrição Esportiva é benéfica para a saúde por diferentes aspectos, oferecendo muitas vantagens para quem a pratica.

Veja cinco dos principais benefícios de seu uso aqui abaixo:

  • Ajudar na melhora do desempenho físico;
  • Perda de gordura;
  • Ganho de massa magra e tonificação muscular;
  • Ajudar na recuperação pós-exercício;
  • Combater o desgaste físico e aumentar a resistência.

Importância da hidratação nos exercícios físicos

hidratacao-na-nutricao-esportiva
imagem: pexels

Outro ponto importante para se atentar por quem pratica exercícios físicos é a hidratação.

É importante, porém, se tomar alguns cuidados especiais para que esta prática seja segura e eficaz a saúde.

A hidratação é um dos princípios complementares fundamentais da prática de exercício físico. Ela favorece a homeostasecondição de estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente, mantendo o equilíbrio do corpo e o transporte de energia.

Sabe-se que o calor do corpo durante o exercício leva facilmente a desidratação, sendo um dos principais motivos de fadiga e queda do desempenho esportivo durante o percurso.

Além disso, também prejudica as funções cardiovascular e respiratória, e é responsável pela perda de eletrólitos e minerais através da transpiração.

Em casos severos, a desidratação também pode prejudicar as reservas de macronutrientes, e elevar a temperatura corporal sobreaquecendo os tecidos corporais.

A quantidade de líquido recomendada durante o dia é de 30ml por kg de peso corporal. Porém, a recomendação muda conforme a modalidade esportiva, por isso, para evitar a desidratação é importante a adequada ingestão antes, durante e após o exercício físico.

O nutricionista é o profissional indicado para realizar o cálculo de adequação hídrica e orientar o seu paciente, preservando-o assim de prejuízos à saúde.

Nutrição Esportiva e Nutracêuticos

nutraceuticos-nutricao-esportiva
imagem: pexels

Os nutracêuticos representam uma descoberta da ciência que impactou diretamente a Nutrição Esportiva, e vem se tornando cada vez mais comum entre atletas.

Dessa maneira, também cresceu muito o volume de indivíduos utilizando esses produtos. Por isso, de acordo com a evolução dos últimos anos, e a projeção para o futuro, as pessoas, incluindo atletas, farão cada vez mais o uso de nutracêuticos em complemento à alimentação regular.

Como mencionado, os nutracêuticos são benéficos para todas as pessoas, sendo muito usados também por atletas, amadores ou de alta performance. Os benefícios são muitos: redução da fadiga, aceleração da recuperação muscular, reforço muscular e prevenção de lesões, ganho de energia e por aí vai.

Também é importante ressaltar que os exercícios físicos já estimulam o processo oxidativo, aumentando a produção de radicais livres.

Assim, a ingestão de nutrientes antioxidantes, por meio da alimentação ou de suplementos, pode proteger o organismo contra a ação prejudicial desses componentes.

Existem muitos nutracêuticos que podem ser utilizados por esportistas. Abaixo, vamos conferir alguns dos principais atualmente. Confira a lista:

  • Ômega 3 e Coenzima Q10: possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, contribuindo para a recuperação muscular.
imagem: pexels
  • Catequina: presente no chá verde, também tem forte ação antioxidante, e ainda melhora a atividade do metabolismo.
nutraceutico-catequina
imagem: pexels
  • Licopeno: presente na melancia e na goiaba, ajuda a regular o funcionamento cardíaco, além de também ajudar na proteção contra outras doenças, como o câncer.
nutraceutico-licopeno
imagem: pexels
  • Resvertrol: também é outro muito comum, presente na casca da uva, também traz benefícios tanto para a saúde quanto para a performance esportiva, por também apresentar propriedades anti-inflamatórias.
nutraceutico-resvertrol
imagem: pexels
  • Probióticos: estão nos iogurtes e nos leites fermentados. São ótimo para regular o funcionamento do intestino, protegendo-o também contra o câncer.
nutraceutico-probiotico
imagem: pexels
  • Fitoesteróis: os fitoesteróis, encontrados na uva e no vinho tinto, ajudam a reduzir a absorção do colesterol, melhoram o desempenho físico durante a atividade e ainda auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares.
fitoesterois
imagem: pexels
  • Betacaroteno: o betacaroteno, encontrado na cenoura e em outros alimentos de coloração laranja ou amarela, reduz o risco de desenvolvimento de doença coronariana, acidente vascular cerebral, degeneração macular e outras doenças relacionadas com a idade. Também tem efeitos beneficiais à imunidade.
Betacaroteno
imagem: pexels
  • Quitosana: a quitosana, encontrada e produzida através dos crustáceos, auxilia no processo de emagrecimento, mas também facilita as cicatrizações e ainda ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue.
Quitosana
imagem: pexels

Atendimento dos Profissionais da Nutrição Esportiva

Como mencionado, a Nutrição Esportiva tem como objetivo zelar pela saúde do paciente e também auxiliar na melhora do seu desempenho esportivo.

Por isso, além de buscar deixar os indivíduos mais saudáveis, o nutricionista esportivo atua no sentido de melhorar o desempenho de seus pacientes na prática do esporte que eles desempenham. Portanto, a atuação do nutricionista esportivo é diferente do atendimento de um nutricionista tradicional.

Seu foco é avaliar e compreender como o paciente gasta mais energia, quais nutrientes são essenciais para cada categoria e como melhorar a performance de atletas e praticantes de atividade física.

Como cada modalidade esportiva e cada indivíduo exigem uma abordagem diferente, cabe ao profissional orientar seu paciente e elaborar uma dieta personalizada a ele, levando em consideração a saúde do indivíduo de forma integral e seus objetivos esportivos.

Exatamente pela importância da alimentação para a prática física, e como isso pode impactar para o bem e para o mal as atividades do paciente, é muito importante a busca por atendimentos de um profissional especializado em Nutrição Esportiva.

Apenas um profissional com o conhecimento adequado será capaz de indicar a dieta adequada a seu paciente para garantir o máximo de seus benefícios ao organismo e à sua prática esportiva.

Mercado da Nutrição Esportiva no Brasil

mercado-nutricao-esportiva-brasil
imagem: pexels

Por ser uma área popular dentro da Nutrição, e com um mercado de suplementação e alimentos para fins específicos que cresce a cada ano, a Nutrição Esportiva é uma tendência entre os profissionais e amadores do esporte.

Sendo uma ciência em constante transformação, somente os nutricionistas que possuem uma formação especializada na área saberão lidar de forma adequada com a demanda atual.

Atualmente, nutricionistas esportivos encontram diversas possibilidades para atuação, com um mercado aquecido e públicos variados: clubes esportivos, academias, escolas, e claro, atendimento individual para pessoas que buscam melhorar sua capacidade física.

Da mesma forma, o mercado da Nutrição Esportiva tem se beneficiado da ênfase crescente em manter a forma e da cultura da academia, com exercícios frequentes se tornando uma opção de estilo de vida para muitas pessoas.

“No Brasil, temos o grande privilégio de ter uma ampla disponibilidade de profissionais que atuam tanto na nutrição esportiva quanto na educação física, coisa que é incomum em outros países. Inclusive com a possibilidade de fazer consultas online, vários brasileiros que moram em outros países como Estados Unidos, Canadá e países europeus estão contratando nossos serviços de qualidade tanto em conhecimento técnico como em tratamento humanizado.” Afirma o nutricionista Roberto Filho.

No entanto, cabe ao nutricionista com especialização em Nutrição Esportiva, orientar e elaborar uma dieta personalizada, levando em consideração o indivíduo de forma integral.

A atuação do nutricionista esportiva é diferente do atendimento de um nutricionista tradicional. Seu foco é avaliar e compreender como o paciente gasta mais energia, quais nutrientes são essenciais para cada categoria e como melhorar a performance de atletas e praticantes de atividade física.

Especializações dentro da Nutrição Esportiva

especializacoes-nutricao-esportiva
imagem: pexels

Confira alguns cursos com foco em Nutrição Esportiva:

Pós-graduação em Nutrição Esportiva

Seja um especialista e aplique o melhor conhecimento em nutrição nas diferentes práticas esportivas, para atletas e praticantes de atividade física, tudo isso com professores que são grandes referências na área.

Ao concluir este curso, você se tornará um profissional completo e de alta performance!

Aprenda a prescrever dietas assertivas para seus pacientes com foco em performance esportiva e entenda quais são os suplementos necessários para potencializar os resultados.

Emagrecimento e Hipertrofia

Há também a especialização em Emagrecimento e Hipertrofia.

Esse curso tem uma proposta inovadora e inédita no mercado nacional, combinando conhecimentos da Nutrição Esportiva com a Nutrição Estética, Nutrição Funcional, Nutrigenômica e muito mais.

Venha conhecer e saber mais sobre todas as informações referentes a essa especialização.

Cursos Livres dentro da área

cursos-livres-nutricao-esportiva
imagem: pexels

Outras opções de estudo da Nutrição Esportiva são os Cursos Livres, mais específicos e dinâmicos. Confira algumas opções abaixo:

Atuação do Nutricionista em Academias: prescrição dietética e suplementação

Este curso tem como objetivo fornecer ferramentas e estratégias para a atuação do profissional nutricionista em academias.

O curso engloba também aspectos relacionados à avaliação nutricional e da composição corporal, determinação da composição dietética e condutas cientificamente embasadas para alcance dos objetivos do cliente – emagrecimento e redução do percentual de gordura corporal, aumento do rendimento físico, hipertrofia e ganho de força.

Esperamos que você tenha gostado da leitura e das informações aqui.

Um abraço e até o próximo post!

Compartilhe este artigo em suas mídias sociais:

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e fique por dentro das tendências em saúde e nutrição.

... Carrinho