Sandra Muttoni

Ver currículo
  • Modalidade:

    A Distância

  • Carga Horária:

    80 horas

  • Investimento:

    85,00

  • Forma de Pagamento:

    Boleto bancário ou cartão de crédito

PARA SE INSCREVER

CLIQUE AQUI

Sobre o curso

Uma epidemia de diabetes mellitus (DM) está em curso. Atualmente, conforme dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), estima-se que a população mundial com diabetes seja da ordem de 415 milhões e que alcance 642 milhões em 2040.
Sua natureza crônica, a gravidade das complicações e os meios necessários para controlá-las tornam o DM uma doença muito onerosa não apenas para os indivíduos afetados e suas famílias, mas também para o sistema de saúde.
Tanto na prevenção quanto no tratamento do diabetes, a alimentação representa fator primordial e práticas alimentares saudáveis devem ser buscadas pelos indivíduos e sempre estimuladas pelos profissionais de saúde.
Neste curso, você vai estudar a epidemiologia, o diagnóstico e o tratamento clínico do diabetes tipo 1, o monitoramento da glicemia e formas de obter controle glicêmico satisfatório, assim como o uso de novas tecnologias. Além disso, o foco principal do curso será o cuidado de nutrição no DM1, que engloba desde a avaliação do estado nutricional e necessidades de macro e micronutrientes, elaboração do plano alimentar, até condutas específicas na hipo e hiperglicemia e a alimentação em dias de festa. Por fim, a Terapia de Contagem de Carboidratos terá sua abordagem destacada como instrumento de melhora no controle glicêmico no DM1.

Assuntos abordados neste curso:

MÓDULO I: Conceito, diagnóstico, epidemiologia, etiologia e classificação do DM1. Metas glicêmicas. Monitoramento da glicemia e controle glicêmico.

MÓDULO II: Tratamento clínico e controle do DM1: Esquemas de insulinização. Tipos e ação das insulinas. Sistema de infusão contínua de insulina: indicações e uso. Monitorização contínua de glicose.

MÓDULO III: Avaliação do estado nutricional. Gerenciamento do peso corporal. Prescrição dietética aplicada ao DM1: cálculo das necessidades de energia, recomendações de macronutrientes e micronutrientes. Montagem do plano alimentar. Orientações nutricionais específicas. Condutas na hipo e hiperglicemia. Alimentação em “dias de festa”. Uso de fitoterápicos no DM1.

MÓDULO IV: Terapia de Contagem de Carboidratos. Histórico e conceito da contagem de carboidratos. Requisitos básicos, como começar e por que contar carboidratos. Métodos usuais de contagem de carboidratos. Instrumentos de auxílio e estímulo à contagem de carboidratos Monitoramento da terapia. Ajustes na terapia em caso de hipo ou hiperglicemia.


Informações

A carga horária do curso compreende a participação do aluno por meio do acesso a videoaulas disponibilizadas e outras atividades propostas, acompanhamento do conteúdo através dos slides das aulas, apostila e material complementar para melhor assimilação do conteúdo.

Todas essas ferramentas são de igual importância para o processo de aprendizagem e possibilitarão a própria construção de práticas e reflexões.
Ao final do curso será disponibilizada uma atividade avaliativa, para que o aluno possa mensurar os conhecimentos adquiridos.

* O certificado será emitido após finalização do prazo de acesso para o aluno que atingiu média mínima de 7,0 na atividade avaliativa.

** É de responsabilidade do aluno possuir um adequado sinal de internet, pois este, influenciará diretamente na correta visualização das vídeo-aulas.

*** De acordo com a política interma do IPGS quando a desistência ocorre por parte do aluno, o valor do curso não é reembolsável.

Tempo de curso: 60 dias
Carga horária: 80h
Público-alvo: Nutricionistas e Estudantes de Nutrição

Receba novidades no seu e-mail

Ipgs nas redes sociais