• Modalidade:

    A Distância

  • Carga Horária:

    80 horas

  • Investimento:

    De R$ 170,00 por R$ 85,00

  • Forma de Pagamento:

    Boleto bancário ou cartão de crédito

Compre Agora

Sobre o curso

A enxaqueca é um distúrbio comum caracterizado por dores de cabeça latejantes, recorrentes e persistentes.

A distinção entre enxaqueca e cefaleias pode ser feita pela análise de sintomas, pois as enxaquecas geralmente envolvem apenas um lado da cabeça e são acompanhados por outras manifestações, como por exemplo, náusea e hipersensibilidade a luz, sons e cheiros, podendo, em alguns casos, também serem acompanhadas de distúrbios visuais, conhecidos como auras. Estudos confirmam que milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de enxaqueca.

A causa implícita da enxaqueca é considerada desconhecida, mas sabe-se que hormônios, neurotransmissores e fatores alimentares podem desempenhar importante função.

Embora a influência da alimentação seja controversa, várias pesquisas apontam certos alimentos como indutores de enxaqueca em algumas pessoas e evidenciam que cerca de 27 a 30% das pessoas relacionam certos alimentos com a enxaqueca.

Entretanto, assim como alguns alimentos podem ser gatilhos para este problema, outros podem reduzir a frequência e os sintomas e a base para esta afirmação é a influência de alguns nutrientes na síntese de hormônios e neurotransmissores.

 

Assuntos abordados neste curso

MÓDULO I: Enxaqueca: Conceitos, definições, fisiopatologia e relações neuroendócrinas 

MÓDULO II: Relação nutricional com hormônios relacionados à enxaqueca; Dicas e receitas

MÓDULO III: Relação nutricional com os neurotransmissores relacionados à enxaqueca; Dicas e receitas

MÓDULO IV: Importância da avaliação nutricional – A (antropometria); B (bioquímica); C (clínica); D (dietética). Discussão de caso clínico e dicas nutricionais e comportamentais

Informações

A carga horária do curso compreende a participação do aluno por meio do acesso a videoaulas disponibilizadas e outras atividades propostas, acompanhamento do conteúdo através dos slides das aulas, apostila e material complementar para melhor assimilação do conteúdo.

Todas essas ferramentas são de igual importância para o processo de aprendizagem e possibilitarão a própria construção de práticas e reflexões.

O certificado de participação no curso estará disponível através da aba "certificado".

** É de responsabilidade do aluno possuir um adequado sinal de internet, pois este, influenciará diretamente na correta visualização das vídeo-aulas.

*** De acordo com a política interma do IPGS quando a desistência ocorre por parte do aluno, o valor do curso não é reembolsável.

Tempo de curso: 60 dias
Carga horária: 80h

Público-alvo: nutricionistas e estudantes de nutrição

Receba novidades no seu e-mail

Ipgs nas redes sociais