OLEAGINOSAS E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

 

As oleaginosas são vegetais, como sementes comestíveis e frutas secas, que possuem óleos e gorduras que podem ser extraídas para benefício da nossa saúde. Por essa razão, são considerados alimentos funcionais. Dentre as oleaginosas mais conhecidas por aqui, podemos citar amêndoas, nozes, castanha de caju, castanha do Brasil, pistache, avelã e macadâmia.

 

São inúmeros os benefícios à saúde que podem ser fornecidos pelas oleaginosas. Por exemplo, esses alimentos são boas fontes de aminoácidos, vitaminas, minerais e fibras alimentares. A composição de ácidos graxos mono e poli-insaturados, com destaque aos ácidos graxos ômega-3, ômega-6 e ômega-9, é de fundamental importância para a saúde, contribuindo para o equilíbrio do perfil sérico lipídico, para o desenvolvimento e funcionamento do cérebro e da retina, para a manutenção das membranas celulares e até mesmo para a produção de energia. O ômega-3, particularmente abundante na macadâmia e nas nozes, quando consumido moderadamente, apresenta poder anti-inflamatório e estimula a redução da gordura corporal. Este processo envolve vias metabólicas dependentes de PPAR (Peroxisome Proliferator Activated Receptor), um dos assuntos abordados nos estudos de “nutrigenômica”.

 

Outros benefícios trazidos pelas oleaginosas incluem o fornecimento de:Vitamina E, uma vitamina lipossolúvel com potente ação antioxidante e fotoprotetora; Minerais, dentre os quais destacam-se ferro, cálcio, zinco e selênio, importantes na prevenção de carências nutricionais e para o sistema de defesa antioxidante do organismo; e Fitoquímicos, relacionados à melhora do perfil sérico lipídico e redução do risco para doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, como de próstata, esôfago, estômago, cólon e reto.

 

Assim, como visto, as oleaginosas podem cumprir papel muito importante no combate e na prevenção de doenças, e por isso são considerados alimentos funcionais. Elas podem ser consumidas ao longo de todo o dia, em pequenos lanches entre as refeições, ou ainda, incorporadas a saladas, vitaminas, iogurtes, cereais, e até mesmo pratos quentes.

 

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