Fotoproteção Dietética

O papel da nutrição na proteção da pele de queimaduras, manchas e envelhecimento precoce
Dra. Aline Schneider, Professora de Nutrição, PhD. Diretora da Faculdade iPGS e Fundadora da Sociedade Brasileira de Nutrição Estética.

No Brasil, um país de clima tropical, a exposição ao sol, mesmo que involuntária, se torna mais freqüente e intensa. E é importante considerar que os casos de câncer de pele estão aumentando consideravelmente nos últimos anos. Nesse contexto, é importante conhecer alguns dos agentes presentes na alimentação humana, capazes de promover fotoproteção na pele humana, que deve ser considerada de forma complementar ao uso de fotoprotetores de uso tópico.

A vitamina E é um importante antioxidante lipossolúvel tem ação dentro de membranas celulares, considerada uma vitamina com potente ação antioxidante e papel fotoprotetor. Óleos vegetais e oleaginosas, como nozes e castanhas, são boas fontes de vitamina E. Já a vitamina C é cofator de diversas enzimas e essencial na síntese de colágeno. Nesse processo o ácido ascórbico é capaz de estimular a proliferação celular, bem como a síntese de colágeno pelos fibroblastos dérmicos. Frutas cítricas são excelentes fontes desta vitamina.

Os carotenóides formam um dos grupos de pigmentos mais difundidos na natureza, sendo responsáveis pela coloração amarela, laranja e vermelha de grande número de frutas, folhas e algumas flores, com importante papel de proteger a pele humana dos raios UV. Já o resveratrol é um antioxidante presente na casca e sementes das uvas e também encontra-se em outras fontes vegetais incluem amendoim, vinho tinto e frutas. Ele também mostra efeitos inibitórios sobre diversos processos celulares associados ao início e a progressão tumoral, tendo papel fotoprotetor na pele humana.

A intervenção nutricional com flavonoides do cacau diminuiu a sensibilidade da pele em relação à luz UV, o que foi determinado pelo grau de vermelhidão na sequência de uma luz solar. Desta forma, o cacau também é considerado um excelente fotoprotetor oral.

É de recomendável a presença destes componentes na alimentação, especialmente durante o verão. Estes nutrientes devem estar distribuídos dentre o cardápio normal e presentes diariamente dentre uma dieta variada.

Baswan SM, et al. Orally administered mixed carotenoids protect human skin against
Ultraviolet A-induced skin pigmentation: A double blind, placebo controlled, randomized clinical trial. Photodermatol Photoimmunol Photomed. 2020