CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE COMO ALIMENTO FUNCIONAL

Os alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos benéficos à saúde, além das suas funções nutricionais básicas. E a boa notícia é que, por causa da presença do cacau, o chocolate também pode ser aproveitado como alimento funcional!

 

Quanto maior for o teor de cacau na sua composição, mais benefícios trará o chocolate, por isso é indicado o consumo de chocolates compostos por no mínimo 50% de cacau. O cacau é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres do nosso corpo, desintoxicando o organismo e favorecendo a melhor absorção dos nutrientes.

 

Os chocolates funcionais, portanto, são aqueles com alta concentração de cacau, e também possuem baixa quantidade de calorias. Quando elaborado ainda com outros ingredientes naturais, como castanhas, pimenta ou frutas, ele também agrega o valor nutricional e os benefícios desses alimentos. Entre os benefícios que o chocolate funcional traz, estão a prevenção de doenças cardiovasculares, controle da pressão arterial e até a melhora da pele, também se apresentando como importante componente à Nutrição Estética.

 

Além disso, o chocolate também pode ser um aliado para a prática de exercícios físicos. O consumo do chocolate funcional, em moderação, aumenta os níveis de seretonina no corpo, o que gera mais disposição para a prática esportiva. Ainda, a presença da cafeína também serve de estímulo para o sistema nervoso, e, pela presença de flavonoides no cacau, o chocolate também diminui inflamações no corpo, auxiliando na recuperação muscular.

 

Se você quiser se aprofundar no estudo de alimentos funcionais, esse é um dos assuntos que formam a grade de ensino da nossa Pós-Graduação EAD em Nutrição Esportiva: Ênfase em Alimentação e Suplementação. Além disso, há um novo curso de pós-graduação EAD específico sobre Nutrição Clínica Funcional. Também oferecemos um curso de Educação Continuada EAD que aborda especialmente esse assunto, Alimentos Funcionais, e há ainda outros cursos de Educação Continuada na área da Nutrição Esportiva, como Atuação do Nutricionista em Academias, Nutrição para Esportes de Combate e também Nutrição Esportiva: Ênfase em Modulação Hormonal e Estratégias Nutricionais. Vem se qualificar com a gente!