Confira os 5 principais nutracêuticos usados atualmente na estética

Já conversamos aqui no blog sobre o uso de nutracêuticos em combinação à alimentação durante a prática esportiva. Hoje, vamos falar sobre os efeitos dessas substâncias no nosso corpo com destaque para a parte estética. Isso mostra justamente o grande número de benefícios que o uso de nutracêuticos pode trazer, justificando a sua crescente popularidade no Brasil e no mundo.

 

O que são nutracêuticos?

Nutracêuticos são compostos alimentares que atuam como suplemento nutricional, podendo ser consumidos por diversos fatores e trazendo inúmeros benefícios aos usuários. Eles são formados por concentrações de nutrientes e vitaminas de diferentes substâncias, como alimentos ou plantas medicinais, por exemplo, em quantidades maiores do que na substância original, para maximizar o seu benefício.

Esses compostos agregam diferentes benefícios ao cotidiano de seus usuários. O termo nutracêutico, inclusive, foi criado justamente para trazer essa ideia de mistura entre alimento e remédio, mas de maneira natural. Dentre alguns benefícios, os nutracêuticos contribuem para uma melhor disposição, recuperação física, prevenção de doenças, melhor funcionamento do metabolismo, cuidado para a pele e cabelos, e muito mais. Por isso, seu uso vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo, seja para fins medicinais, esportivos ou estéticos.

 

Nutracêuticos e Estética

Como anteriormente referido, um dos usos mais comuns dos nutracêuticos atualmente é em busca de benefícios estéticos. Primeiramente, é importante destacar que a estética é filha da saúde, ou seja, o primeiro passo para ter uma boa aparência é estar plenamente saudável.

Para estarmos saudáveis, precisamos nos alimentar de maneira adequada, podendo também complementar essa nutrição com outros compostos benéficos à saúde, e, consequentemente, à estética. Dessa forma, o uso de nutracêuticos pode acarretar ao usuário benefícios como firmeza e hidratação à pele, fortalecimento do cabelo e das unhas, melhor funcionamento do metabolismo e por aí vai!

 

5 nutracêuticos mais populares atualmente

Confira agora uma lista de alguns dos nutracêuticos mais procurados atualmente para trazer benefícios à estética:

Ômega 3: uma das substâncias mais conhecidas, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, contribuindo para a recuperação muscular. Além disso, também é muito usado para melhorar a pele, atenuar o efeito de celulites e também por sua capacidade cicatrizante.
Catequina: presente no chá verde, também tem forte ação antioxidante, e ainda melhora a atividade do metabolismo, trazendo diversos benefícios à saúde, à disposição e à aparência.
Colágeno: O colágeno também é bem popular, sendo usado para fortalecer a derme de maneira geral. Seu uso aumenta a firmeza, a elasticidade e até a hidratação da pele, contribuindo também para prevenir a formação de rugas e outras marcas.
Probióticos: Há alguns anos já que o consumo de probióticos está na moda, pois traz muitos benefícios à microbiota intestinal. Ainda, seu uso potencializa também a saúde da pele, das unhas e do cabelo.
Aminoácidos: Os aminoácidos são muito populares também entre os atletas, em razão do seu forte poder regenerativo. Além de proporcionar uma melhor recuperação muscular, esses compostos também trazem mais disposição, energia, bem-estar e até firmeza para a musculatura e à pele.

Como visto, há muitas opções de nutracêuticos disponíveis atualmente, que podem ser usados para diversos fins. Por isso, enfatizamos a importância do uso sob orientação de profissionais. Em razão dessa crescente demanda, cursos de especialização ou mesmo de atualização profissional têm sido cada vez mais procurados, tornando- se uma boa opção de conquista de espaço no mercado na saúde e da estética tanto para nutricionistas quanto para outros profissionais de áreas relacionadas.