Como envolver as crianças no preparo das refeições pode influenciar em diferentes escolhas alimentares

Você já teve problemas ao tentar fazer com que uma criança experimente um alimento novo e não conseguiu de jeito nenhum, mesmo apresentando o alimento de diversas maneiras? Isso gera uma grande frustração para nós, responsáveis por elas. Então viemos contar como que envolver as crianças com a comida pode ajudar e facilitar essa aceitação alimentar.

Quando você for para a cozinha preparar o seu alimento e o da criança, não assuma toda a responsabilidade para si, chame a criança para ajudar. Coloque-a para separar os alimentos, limpá-los, colocar determinados ingredientes, ajudar a organizar as coisas. Aqui, o importante é colocá-la em contato com os alimentos e fazê-la se tornar parte de algo que ela vai criar.

A dica é escolher uma receita que a criança goste, chamá-la para colocar a mão na massa e, então, adicione um alimento inusitado no meio da receita (bons exemplos de receitas encontramos no livro “Receitas Mágicas para Crianças Espertas” da nutricionista Mariana Lopes Brito). A partir daí, apresentar esse alimento de modo gradativo em outras receitas ou em diferentes formas para conseguir introduzir esse alimento na rotina alimentar da criança.

Uma alternativa, também, é se utilizar de métodos mais lúdicos no momento da preparação. Contar uma história aqui, uma curiosidade ali, inventar uma charada, brincar. O importante é deixar esse momento para que a criança se sinta à vontade perto do alimento e se sinta aberta a experimentá-lo.

Vale sempre ressaltar alguns comportamentos importantes no momento de ofertar o alimento para a criança:

• Sempre estar presente no momento das refeições, mesmo que a criança já coma sozinha;
• Não apressar a criança: deixe-a brincar e comer a vontade;
• Sempre que possível, ofertar a comida logo que a criança demonstrar fome;
• Não forçar a criança a comer, pois isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite.

Lembre-se que os momentos das refeições devem ser tranquilos, felizes e de compartilhamento. Ficou interessado? Venha conhecer os nossos cursos de nutrição sobre este público tão cativante!