COMO A NUTRIÇÃO AJUDA A PREVENIR E TRATAR O CÂNCER DE MAMA?

Já é de conhecimento comum que muitas doenças graves que desenvolvemos têm relação direta com desequilíbrios alimentares e nutricionais. Em vários tipos de câncer, essa relação não é diferente, inclusive com o câncer de mama. Como estamos em outubro, o mês internacional de prevenção e informação sobre esse tipo de câncer específico, vamos saber mais sobre a relação entre essa doença e a alimentação?

Inicialmente, um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama, já comprovado por estudos, é o próprio sobrepeso. Além disso, a obesidade também aumenta em pelo menos 20% o risco de morte nas pacientes com a doença. Desse modo, manter uma alimentação saudável e equilibrada é importante tanto para a prevenção quanto para o tratamento do câncer.

Para ter uma alimentação mais saudável, portanto, devemos seguir algumas dicas nutricionais. A principal é reduzir o consumo de gorduras saturadas, substituindo por gorduras insaturadas, que são encontradas em peixes, oleaginosas e outros alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras e legumes. Além das gorduras saturadas, também é recomendável reduzir o consumo de comidas ultraprocessadas, bebidas artificialmente açucaradas, como refrigerantes, e também de bebidas alcoólicas, que representam um fator de risco especialmente ao desenvolvimento do câncer de mama.

Também é fundamental lembrar que, nos pacientes com câncer, não só de mama, é comum ocorrer desnutrição calórica e proteica. Isso ocorre em função de alterações metabólicas, redução do apetite, dificuldades para mastigar e engolir alimentos e até efeitos colaterais de tratamentos. Essas ocorrências podem ser ainda agravadas caso o paciente não mantenha uma alimentação saudável.

Ainda, é igualmente importante seguir essas recomendações alimentares mesmo após o tratamento finalizado, caso o paciente esteja livre da doença, para prevenir o retorno da mesma e até impedir que um novo tipo de câncer se desenvolva. Para complementar as dicas de alimentação, é essencial a prática de atividades físicas.

Se você quiser aprofundar o seu conhecimento referente à relação entre nutrição e o tratamento ou prevenção de doenças como o câncer, a Faculdade IPGS, durante o Outubro Rosa, está oferecendo um desconto significativo em cursos de educação continuada que abordam esse tema, como Nutrição em Oncologia, Evidências e Manejo Nutricional na Oncologia, Nutrição Ortomolecular e Fitoterapia Funcional, Nutracêuticos nos Ciclos da Vida e Compaixão e Autocompaixão.