A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO ANTES, DURANTE E APÓS O EXERCÍCIO FÍSICO

É consenso popular que a prática de atividades físicas melhora a qualidade de vida, e por isso, é estimulada por profissionais da saúde. É importante, porém, se tomar alguns cuidados especiais para que esta prática seja segura e eficaz a saúde.

A hidratação é um dos princípios básicos na pratica de exercício físico, ela favorece a homeostase (condição de estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente mantendo o equilíbrio do corpo) e o transporte de energia. Sabe-se que o calor do corpo durante o exercício leva facilmente a desidratação, sendo um dos principais motivos de fadiga e queda do desempenho esportivo durante o percurso. Além de prejudicar a função cardiovascular, respiratória, e ser responsável pela perda de eletrólitos e minerais através da transpiração. Em casos severos a desidratação também pode prejudicar as reservas de macronutrientes e elevar a temperatura corporal sobreaquecendo os tecidos corporais.

A quantidade de liquido recomendada durante o dia é de 30ml por kg de peso corporal. Porém a recomendação muda conforme a modalidade esportiva, por isso, para evitar a desidratação é importante a adequada ingestão antes, durante e após o exercício físico. O nutricionista é o profissional indicado para realizar o cálculo de adequação hídrica e orientar o seu paciente, preservando-o assim de prejuízos a saúde.