A atuação do nutricionista especializado em alimentação escolar

Uma das áreas dentro da Nutrição que mais cresce em demanda nos últimos anos é a Nutrição em Alimentação Escolar. Isso ocorre tanto pelo aumento de locais que necessitam de profissionais especialistas na área quanto justamente pela dificuldade de encontrar nutricionistas com essa especialidade no mercado de trabalho. Hoje, vamos discorrer um pouco sobre a atuação de nutricionistas nesse campo profissional, bem como apresentar alguns locais de trabalho onde esses profissionais são cada vez mais requisitados.

A área da Nutrição Escolar tem crescido muito dentro do mercado da Nutrição. Isso se deve inicialmente pelo crescente reconhecimento que esse segmento específico vem recebendo nos últimos anos, pois anteriormente essa categoria não tinha sua importância devidamente reconhecida. E isso mudou. Em 2018, o Conselho Federal de Nutrição, através da Resolução nº 600, definiu a alimentação em âmbito escolar como uma das áreas fundamentais dentro da Nutrição.

Atuação do nutricionista
O nutricionista especialista em Nutrição Escolar, desse modo, é o profissional responsável por direcionar e estabelecer a orientação nutricional dos estudantes, em suas mais variadas idades e estágios de desenvolvimento pessoal. Entretanto, a principal atuação desse profissional se relaciona à nutrição infantil, período mais sensível do desenvolvimento alimentar humano e mais suscetível ao surgimento de doenças fruto de desequilíbrio nutricional.

Nessa perspectiva, a atuação do nutricionista especialista em Nutrição Escolar abrange diversos aspectos, como a elaboração do plano de alimentação dos estudantes a partir da identificação de suas necessidades nutricionais específicas, observar possíveis doenças provenientes nos alunos provenientes de desequilíbrio nutricional, ficar responsável pelo controle de qualidade dos alimentos, incluindo sua higienização e armazenamento, e ainda muito mais.

Mercado Profissional
Com o reconhecimento da importância desse profissional, sua demanda tem sido cada vez maior no mercado de trabalho. Portanto, o nutricionista que for especialista no assunto possui diversas opções de locais para desenvolver seu ofício. De início, um dos principais mercados é nas escolas, tanto públicas quanto particulares, que necessitam de um profissional com essa capacidade no seu quadro de funcionários.

Além disso, o profissional dessa área é muito requisitado para trabalhar em creches, desenvolvendo o acompanhamento nutricional de crianças, e também em outras instituições de ensino. Ainda, há a possibilidade desse profissional trabalhar em consultório próprio, prestando consultoria nessa área para diversas instituições, tanto em órgãos públicos quanto na iniciativa privada.

Especialização em Alimentação Escolar
Como observado, o nutricionista especialista em Nutrição Escolar tem uma atuação diversificada, e está cada vez mais em demanda no mercado profissional. Por ser uma área emergente dentro da Nutrição, ainda há poucos profissionais atuando nessa especialidade, o que aumenta a oferta de vagas para esses especialistas.

Para os interessados em se especializar nesse tema, a Faculdade iPGS, reconhecendo a importância desse segmento, disponibiliza um curso de pós-graduação completamente voltado para essa área, que foi recentemente remodelado e atualizado para incluir os aspectos mais relevantes desse campo de atuação. Somente nesse mês de julho, o curso, que é na modalidade a distância, ainda está com 30% de desconto para os interessados.

Venha se especializar na instituição de ensino que já capacitou mais de 30 mil alunos pelo Brasil!