6 FILMES IMPERDÍVEIS SOBRE NUTRIÇÃO

Como sabemos, manter uma alimentação adequada é fundamental para se viver uma vida saudável, pois o que comemos influencia diretamente na propagação, na prevenção e no tratamento de doenças. Deste modo, quanto mais informado e atualizado, melhor preparado o nutricionista está para lidar com os diferentes desafios que a área apresenta.


Por isso, misturando informação e estudo com entretenimento, o iPGS separou uma lista de seis filmes e documentários que todo amante da Nutrição vai adorar assistir. As produções tratam da relação direta da nutrição com a nossa saúde, abordando diferentes assuntos dentro dessa temática, como obesidade infantil, distúrbios emocionais, vegetarianismo e muito mais.

 

Lembrando que, para quem quiser se aprofundar ainda mais nesses assuntos, o iPGS oferece diferentes modalidades de cursos que abordam todas essas temáticas discutidas. Você pode conferir as opções de pós-graduação presencial ou EAD, que incluem temas como Comportamento Alimentar,Nutrição em Pediatria e Vegetarianismo e Gastronomia, entre outros. Há ainda os cursos de Educação Continuada, que abordam assuntos mais específicos dentro das temáticas das pós-graduações, como Transtornos Alimentares ou Mindful Eating. Agora, dá uma conferida na nossa lista de filmes:

 

1) O Cardápio das Crianças (The Kids Menu):

Este é um documentário que investiga as causas de um problema muito sério na nossa sociedade, que é a obesidade infantil. Para entender mais sobre o assunto, o autor do filme se encontra com pais, crianças, professores e profissionais da saúde, e acaba traçando o diagnóstico de que a verdadeira razão por traz desta situação é a falta de informação em relação ao que é de fato uma alimentação saudável. Ressaltando a importância da nutrição infantil, e, partindo do entendimento de que informação é poder, o documentário aponta que, quando bem informadas, as próprias crianças escolhem para si a opção mais saudável de comida.

 

2) Tomates Verdes Fritos (Fried Green Tomatoes):

Este filme clássico, lançado em 1991, mostra como distúrbios emocionais podem impactar a nossa alimentação. Evelyn (Kathy Bates) é uma dona de casa emocionalmente reprimida, ignorada pelo marido e praticamente sem amigos. Ela habitualmente afoga suas mágoas comendo, principalmente doces, o que traz consequências preocupantes para a sua vida. Ao assistirmos o filme, entendemos como é importante estudar sobre Comportamento Alimentar, incluindo conceitos como Mindful Eating, pois nossas emoções estão diretamente ligadas à nossa relação com a alimentação.

 

3) Gordo, Doente e Quase Morto (Fat, Sick and Nearly Dead):

Este documentário, do mesmo autor de O Cardápio das Crianças, mostra o esforço de dois homens que tiveram seus corpos e sua saúde arrasados por uma péssima alimentação, acarretando no desenvolvimento de obesidade e outras doenças graves. O filme ressalta a importância de se ter uma alimentação saudável, alertando também para as consequências de dietas realizadas sem acompanhamento de um profissional devidamente capacitado. Contudo, a lição que o filme deixa é de que nunca é tarde para mudarmos nosso estilo de vida e vivermos de maneira mais saudável, aliando uma melhor alimentação com a prática de exercícios físicos.

 

4) Troque a Faca pelo Garfo (Forks Over Knifes):

Este é um documentário que aponta uma ligação direta entre a propagação de doenças e as mudanças na dieta normal da população que ocorreram nas últimas décadas, principalmente pela alta presença de alimentos de origem animal na alimentação. O filme ataca essencialmente as grandes indústrias alimentícias, atentando para os perigos de alimentos processados, e defende que a gastronomia vegetariana pode ser uma saída para uma vida mais saudável.

 

5) Um Delicado Equilíbrio: A Verdade (A Delicate Balance: The Truth):

Este documentário, lançado em 2008, também aborda a relação direta entre uma alimentação correta e a nossa saúde, principalmente na disseminação de doenças como câncer, diabetes e outras tantas. Em pacientes com câncer, por exemplo, a ocorrência de desnutrição calórica e proteica é muito frequente, sendo assim fundamental que o paciente possua uma nutrição adequada à sua condição. Além de trazer entrevistas com médicos e especialistas de diferentes universidades do mundo, o filme também faz um alerta muito importante em relação ao impacto ambiental que a pecuária e a pesca, dentre outras atividades, causam no planeta.

 

6) Faminto por Mudança (Hungry For Change):

Este documentário apresenta interessantes revelações sobre a relação entre alimentação e perda de peso, expondo também estratégias criadas especialmente pelas grandes corporações da indústria alimentícia para a população consumir mais e não refletir sobre os tipos de alimentos consumidos. O filme mostra como é importante dedicarmos atenção ao valor nutricional dos alimentos que escolhemos para ingerir, e o impacto que alimentos pré-processados têm em nossa saúde.

 

Se você também tiver outras sugestões de filmes interessantes relacionados à nutrição, pode nos dizer aqui embaixo nos comentários. Bons filmes!